15 de janeiro de 2015

Administração

Oi gente!

Já vou começar esse post dizendo que adoro o curso de Administração. Acho uma área super importante e o bom é que tem vaga em quase todos os campos. Super difícil ficar sem emprego. Fica a dica, rs.
Mas quem vai falar mais (e melhor) sobre o assunto é a Beatriz. Ela acabou de se formar e nem a formatura teve ainda (deve ser em Março), mas o coração ainda está lá na faculdade, com seus professores e colegas de classe. Essa entrevista foi super especial não só por eu considerar a Bia uma pessoa da família, mas também por ter sido super esclarecedora. Acho que não restará dúvidas alguma sobre o curso, e o melhor (ou pior) é que vamos nos apaixonar pela Administração, rs. Vamos conferir?


Beatriz Helena tem 35 anos e acabou de se graduar em Administração na Universidade Estácio de Sá, aqui do Rio de Janeiro.

Ela afirma ter escolhido este curso primeiro porque fez pós médio em Técnico em Administração para fazer concurso, e acabou se apaixonando por tudo que aprendeu. Quis conhecer cada vez mais. E segundo porque a maioria dos lugares que trabalhou foram na área administrativa e em alguns deles ela trabalhou com liderança, que de certa forma tem a ver com a administração.

Beatriz começou a faculdade na Unisuam, através do Vestibular, pois conseguiu uma bolsa de 30% de desconto nas mensalidades, e também por uma questão de logística. Ela trabalhava no Centro do Rio e a faculdade era em Bonsucesso, e por isso ela conseguia chegar no horário das aulas sem problemas. Fez esse processo diariamente até o 3º período e depois foi preciso trancar a faculdade.
Dois anos depois resolveu retornar os estudos. Ela já estava trabalhando em Duque de Caxias, onde mora, e decidiu procurar uma faculdade por lá mesmo. Tinha apenas duas opções e acabou escolhendo a Estácio por ter conseguido um desconto de 30% até o final do curso e isentar 90% das disciplinas que já tinha cursado.

Sua impressão sobre o curso só melhorou ao começar cursar. Acha que por ter feito o técnico durante o Ensino Médio, já iniciou a faculdade sabendo o que iria encontrar. Ou pelo menos parte do que encontraria.

Sobre as aulas Beatriz diz ter gostado muito da maioria delas e gostaria até que fossem com uma carga horária maior. Outras achou desnecessárias.
Em relação aos professores, sempre tem aqueles que não agradam e aqueles que lembrará eternamente por terem sido super motivadores, incentivadores, exemplos de profissionais. Por terem dado força na hora que mais precisou.

Em Administração não há estágio obrigatório, porém tem uma disciplina chamada estágio, onde fazem um trabalho que envolve o conhecimento de várias disciplinas aprendidas no decorrer do curso, e para quem já trabalha na área de Adm. pode apresentar um comprovante (que no caso dela foi sua carteira de trabalho) que dispensa a necessidade da realização do mesmo.

O mercado de trabalho para os administradores é bastante amplo. Em todas as áreas, ou pelo menos na maioria delas, o administrador pode atuar devido o seu conhecimento amplo. Seja um hospital, uma construtora, uma indústria, um comércio, uma escola ou tantas outras áreas, terá os profissionais técnicos na área mas também pode ter, e ao seu ver deve ter, um administrador para administrar o negócio como um todo com o conhecimento geral da empresa e não apenas de uma área específica.
Em um hospital, por exemplo, se quem administra é um médico, caso ele não se especialize em gestão, ele não entenderá de finanças, da gestão pessoal e de outras áreas que não são específicas da área médica.

Beatriz diz ter escutado algumas vezes, e alguns professores também comentaram sobre isso, que quem escolhe cursar Administração é porque não sabe o que quer ser, ou porque não tem vocação para nada. Mas ela afirma que quando escolheu este curso sabia bem o que queria ser e qual era sua vocação. Ela gosta de liderar, de gerir um negócio. E a Administração lhe abriu um leque de oportunidades e de áreas que pode se especializar.

Beatriz finaliza a entrevista contando: "Escolhi a área de Gestão de Pessoas e alguns me perguntam: Então por que não fez RH que são apenas 2 anos de curso? E eu respondo: Porque não quero ficar restrita a uma área apenas. Dentro da área de Gestão de Pessoas não quero apenas recrutar pessoas. Quero trabalhar com projetos para melhorar o modo como as pessoas trabalham, descobrir o que as satisfazem ou não na empresa, dentre outras coisas. Fazer um projeto para uma empresa, trabalhar durante um tempo com aquelas pessoas, ajudá-la de alguma maneira e depois partir para um novo projeto. Para isso, eu preciso ter conhecimento de todas as áreas da empresa. Não conhecimento específico mas entender como funciona. E é o que a Administração me proporciona."

Muito boa escolha, Bia. Desejo todo sucesso do mundo pra você, que a sua profissão só lhe traga alegrias.

E aí, o que vocês acharam? Já pensaram em cursar este curso? Me contem tudo aqui pelos comentários, rs.

Beijinhos ;*

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Também pensava igual ao professor dela, quem cursa administração não sabe ao certo o que quer ser. Mas fui vendo que não é bem assim RS ! Meu pai por exemplo trabalha com administração ( mesmo não tendo faculdade ), ele lidera e administra a empresa onde trabalha . E eu acho super legal! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Acho que sou a única que nunca pensou isso então rs.
      Também acho super legal! Mt sucesso pro seu pai! Bjs

      Excluir
  2. Acho que estou apaixonado por esse curso *-*

    ResponderExcluir
  3. Que bacana esse post! É muito bom quando conseguimos nos formar no que gostamos. Entretanto, confesso que nunca passou pela minha cabeça cursar administração..rs
    Beijinhos

    www.ericacruz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu estou adorando ler todos esses posts! Administração não é minha área... mas não vejo a hora de ver o post do Jornalismo!

    Beijão, www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que está gostando.
      Infelizmente tive que tirar o de Jornalismo, mas tem o de Publicidade que é da mesma área rs Bjs

      Excluir

© Mayara Vieira - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.