11 de janeiro de 2015

Ajudando você a decidir seu futuro

Oi gente!

Hoje eu vim contar uma novidade para vocês. Essa semana rolará um especial aqui no blog. Será o "Ajudando você a decidir seu futuro". Forte, né? haha. Mas essa é a intenção de fato.

Na próxima Terça-feira, dia 13, irá sair o resultado do ENEM. E na outra Segunda, dia 19, começará a semana de inscrição no SISU, que será até o dia 22. São duas semanas super importantes para todos que estão tentando ingressar na Universidade. Eu já passei por isso e sei o quanto é importante ter certeza da escolha que está fazendo. 

Eu pensei, pensei e pensei... Queria muito poder ajudar vocês pois a maioria dos meus leitores são adolescentes. Muitos irão passar por essa etapa só daqui uns anos mas muitos também vão tentar agora. E quanto mais cedo você souber o que quer, melhor.

E como irei ajudar? Falarei um pouco sobre alguns dos cursos mais concorridos. Ou melhor, eu não. Serão pessoas da própria área de cada curso falado aqui. Todos são meus amigos, pessoas que eu confio e sei que realmente cursam e se dedicam para tal área. Eu poderia escolher profissionais já bem sucedidos? Poderia. Mas eles sempre falam só o lado bom, rs. Quis pegar pessoas jovens, como vocês, que estão conhecendo agora esse novo mundo... Jovens que tem medos e sonhos. Mas todos tem uma coisa em comum: mesmo com todas as dificuldades estão amando o que fazem.

No começo eu iria escolher apenas sete cursos e falar sobre cada um durante o decorrer de uma semana. Mas acabei colocando uma mensagem no meu Facebook particular, a procura foi bem grande e meu interesse por trazer mais opções pra vocês foi aumentando. Então serão quatorze cursos diferentes. Serão duas postagens por dia, uma às 06h e outra às 18h. Combinado?

E para começar essa maratona vou explicar bem rapidinho sobre algumas das formas de ingresso à Universidade. Vamos conferir?

O ENEM é a principal forma de ingresso. Com ele você pode tentar o Sisu, ProUni e até banir o Vestibular. 
O ENEM é uma prova com 180 questões e 1 redação, que é realizado em 2 dias. Toda matéria é aprendida durante o Ensino Médio, e por isso mesmo o nome ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Então é bem importante que desde o 1º ano do E.M o estudante se dedique, estude. ENEM é fácil? Eu, sinceramente, acho que sim. Mas é super cansativo. Muitos passam anos estudando e o psicológico na hora acaba prejudicando. É preciso ter calma, ter sabedoria. E, principalmente, é preciso muita atenção na Redação. Ela vale muito! E uma dica: o tema nunca é o esperado.

Todos que fizeram o ENEM e pretendem cursar uma Universidade pública, terão que passar pelo SiSU.
O Sisu é o sistema do Ministério da Educação responsável pelas vagas oferecidas pelas Universidades públicas.
Durante quatro dias, você poderá se inscrever no Sisu. A cada 24 horas (costuma ser as 2h da manhã) o sistema vai atualizando as tão temidas notas de corte. Notas de corte nada mais é do que a menor nota tentada para aquele curso. Por exemplo, se um curso tem 10 vagas, os 10 concorrentes com a maior nota vão conseguir. E quanto mais perto você tiver da nota do último candidato que está entre esses 10, melhor para você. Pois muitos que conseguem a vaga acabam não se matriculando e sempre rola a 2ª chamada. Às vezes rolam até 10 chamadas! rs. E as notas de corte servem justamente para isso, para você saber o quão longe (ou perto) você está do curso escolhido. E se estiver muito longe, você pode tentar outro curso. Pode ficar mudando de opção até o último dia de inscrição. Mas depois que acabar, não poderá mudar mais. Durante os 4 dias de inscrição você poderá concorrer em até dois cursos diferentes. Mas lembre-se: Depois que rolar a 1ª chamada, somente o curso que você colocar como 1ª opção que continuará valendo. 
Esse ano serão distribuídas 205 mil vagas por todo Brasil.
Mas óh, não se desespere se você não conseguir agora. No meio do ano tem a 2ª fase.

O Vestibular é outra forma super importante de ingresso. Algumas Universidades particulares deixam com que o aluno escolha se vai tentar o ingresso usando a nota do ENEM ou se irá fazer uma nova prova dada pela Universidade escolhida. Em outros casos, algumas Universidades particulares só aceitam o ingresso através da realização de seu próprio Vestibular.
Quanto às Universidades públicas, antigamente todas tinham seu próprio Vestibular. Mas a maioria agora tem 100% do seu ingresso através do ENEM. Aqui no RJ, somente a UERJ não aderiu a esse sistema e continua com seu próprio Vestibular. É preciso pesquisar direitinho a forma de ingresso da Universidade pretendida.
Não há um número exato de questões, cada Universidade escolhe seu método. Na maioria das vezes elas dividem em duas etapas. Uma em que cai todas as matérias dadas durante o Ensino Médio, e a segunda etapa (somente para os que alcançarem nota suficiente) com questões ligadas as matérias objetivas do curso pretendido.

O ProUni é um sistema de bolsas dado a alunos de baixa renda. São bolsas de 50% ou 100% para Universidades particulares participantes do programa.
Para concorrer é preciso ter realizado o ENEM e comprovar que não tem condições de pagar por aquela Universidade. E, principalmente, é preciso ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública, ou com bolsa em escola particular.

FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil. É um programa que financia a graduação em Universidades particulares. O programa paga sua graduação e você começa a pagar somente depois que se formar. Os juros são de 3,4% ao ano. E a cada 3 meses, o estudante pagará uma taxa de R$50 referente ao pagamento de juros. Após a conclusão do curso, terá 18 meses de carência, pagando os mesmos R$50 a cada 3 meses. E após esse período de carência, terá o saldo dividido em até três vezes o tempo da graduação cursada com mais 12 meses.
Um exemplo: Se você fez uma faculdade por 4 anos, após terminá-la terá até 13 anos para pagar.

O CEDERJ é o responsável pelo ingresso dos alunos as Universidade públicas a distância. Há programas como este em todos os estados (acredito eu), mas falarei sobre esse, que é do RJ, pois é o que tenho conhecimento.
Há vários cursos inscritos no programa, de diferentes Universidades. O aluno irá se inscrever no curso pretendido e poderá tentar o ingresso através da nota do ENEM ou, se preferir, fazer o Vestibular do Cederj.
O aluno terá aulas online, tendo que comparecer somente uma ou duas vezes por semana ao polo da Universidade cursada.

Seguem as datas para vocês não esquecerem:
SiSU- de 19 a 22 de Janeiro.
ProUni - de 26 a 29 de Janeiro.
FIES - pode concorrer em qualquer época do ano.


E aí, o que vocês acharam? Qual método usaram para ingressar na Universidade? E os que vão concorrer este ano, estão preparados?
Podem aguardar muitas informações durante essa semana. Quero muito poder ajudar vocês ;) rs.

Beijinhos ;*

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Nossa, May, vou adorar ler os posts! Eu fiz o ENEM só para testar porque estou no 2º ano (agora vou para o 3º), mas achei a prova bem fácil, e espero entrar para Jornalismo quando for minha vez!

    Beijão, Opinada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Augusta. E você fez certíssimo em ir treinando pq quando chegar na sua vez de concorrer pra valer, sairá ainda melhor. Já terá prática.
      Estarei torcendo para que consiga a vaga em Jornalismo. Bjs

      Excluir
  2. Achei essa ideia super bacana, vai ajudar bastante quem ainda tem dúvidas sobre que curso escolher e saber como será o ambiente que a pessoa vai enfrentar

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, tudo bem?
    Vim te visitar, gostei, e já estou seguindo! :)
    Você poderia passar no meu blog, e se gostar me segue lá!
    Beijinhos
    http://faabysomacal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo e com você?
      Meu blog não tem a opção de seguidores. Mas ficarei feliz de te ver sempre por aqui. Bjs

      Excluir
  4. Eu estou saindo da faculdade mais adorei seu post ele é bem esclarecedor e com certeza irá dá um norte a vida de muitos leitores.
    Parabéns pela iniciativa muitas pessoas possuem dificuldade de entender como funciona alguns programas do governo e seu post poderá auxiliar muito.

    Bjos com carinho ♥

    www.backstagedamoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Wanessa. Fico super feliz!
      Muito obrigada mesmo. Espero conseguir ajudar o máximo de pessoas possível.
      Bjs

      Excluir
  5. Varias pessoas perdem oportunidades por não terem conhecimento.. Aproveitem as dicas acima.. Mayara vc esta d parabéns!!!! Se eu tivesse nessa geraçao d hj teria corrido atras fo meu aonho.. Para este hj é tarde mas consegui completar meu nivel superior aos 30 anos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... Muitos perdem a oportunidade por falta de conhecimento e quero muito ajudar para que isso melhore.
      Nunca é tarde para se graduar, seja aos 20, 30 ou 40.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Bjs

      Excluir

© Mayara Vieira - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.