12 de janeiro de 2015

Arquitetura e Urbanismo

Oi gente!

Agora é a vez de falarmos sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo.
O entrevistado da vez é o Alan. Ele está no 2º período da graduação e sempre soube qual profissão iria cursar. Vamos conferir?


Alan Garuba Bender tem 20 anos e está cursando o 2º período de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Unigranrio, aqui no Rio de Janeiro.

Alan diz ter escolhido este curso pelo fato de já ter habilidade com desenho e também por gostar muito do mundo de designer, decorações e da sustentabilidade que permite o reaproveitamento de materiais já utilizados para fabricação de outros novos.

Quanto à escolha da Universidade, a facilidade ao acesso foi o que mais pesou, já que é perto da sua casa e não tem custo com transporte público e alimentação. Mas Alan também afirma que estava há mais de dois anos tentando vaga em uma faculdade pública e no caso dele, que era por ampla concorrência, não obteve nota suficiente. Nota essa que foi a responsável pelo ingresso dele na Universidade particular, já que usou a nota do ENEM para o ingresso.

Quanto à matéria dada em sala de aula, ele afirma que se surpreendeu já que muitas das coisas que achou que teria desde o começo ainda não teve. Alan confessa ainda ter sentindo uma grande dificuldade em desenho técnico, que é a representação de plantas baixas medidas em diversas escalas, pelo fato dele não ter feito curso técnico de edificações. Curso este que alguns de seus colegas de classes já haviam feito. E ah, ele ainda lembrou que algumas Universidades não possuem o THE. Pra quem não sabe, é o teste de habilidade específica, que nada mais é que uma avaliação do desenho.

Quanto aos professores Alan não tem muito do que reclamar. Diz que todos são ótimos e que ministram bem as aulas. Mas o que ele sente falta mesmo é da relação aluno-professor que existia na época de escola, já que na Universidade há apenas uma relação superficial entre ambos, o que não lhe agrada muito.

Quando o assunto é estágio ele já dispara: "Ainda não faço, mas pretendo. O curso de Arquitetura começa pra valer do 3º período em diante, é uma forma das pessoas começarem estagiar depois de já terem certeza se é isso mesmo que querem."

E dinheiro, dá pra ganhar? Alan afirma que sim. Diz ter conhecimento sobre muitos arquitetos que ganham bem e são felizes na profissão. Mas tudo depende do seu empenho e dedicação, é claro!

Alan finaliza a entrevista deixando a seguinte mensagem: "Bom galera, espero ter ajudado vocês a terem um pouco mais de entendimento do que é o curso de Arquitetura e Urbanismo. Muitos de vocês talvez não tenham nem imaginado alguns dos detalhes que mencionei. Ah, para aqueles que odeiam Matemática... É, meus amigos... Vocês infelizmente terão. Mas relaxem, a matemática que usamos é bastante precisa, bem básica (risos). E se quiserem saber mais sobre projetos de Arquitetura e outros trabalhos, eu aconselho vocês a curtirem várias páginas sobre a mesma nas redes sociais, como por exemplo, no Facebook. Abraços."

Obrigada pelas informações, Alan. Tenho certeza que você ajudou muita gente. Boa sorte pra você e muito sucesso na profissão escolhida.

E vocês, já pensaram em cursar Arquitetura e Urbanismo? Me contem aqui pelos comentários.

Beijinhos ;*

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. muito boa a entrevista e saber mais sobre as profissoes, essa ideia aqui no blog foi otima!!

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu usei o pro uni para entrar com a nota do enem haha Curti muito as informações!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Eu também queria tentar ProUni mas fiz Ensino Médio em escola particular \; Bjs

      Excluir
  3. Oi May, parabéns pelo novo quadro do blog, tenho certeza que ajudará muitas pessoas.
    Beijos
    http://comdebyduar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Debora. Essa é a verdadeira intenção: ajudar. Espero conseguir, rs. Bjs

      Excluir
  4. Tenho uma amiga estudante de arquitetura, ela ta sempre pra cima e pra baixo correndo por ai com maquentes, sempre fazendo trabalho de campo e tem mil e duzendo programas de computador pra fazer maquete em 3D, realmente é uma trabalheira. Mas ela ama, ja é estagiaria e tudo, ela se garante e tira muitas notas boas. Adoreu seu post.

    Sinceramente Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino... É muito trabalho mesmo! Mas tenho certeza que ela ama. Amar o que fazemos é a melhor coisa, né? Muito sucesso pra ela! Bjs e muito obrigada!

      Excluir
  5. Faltou falar daquele Canudo que eu vivo vendo estudante de arquitetura levando pra cima e pra baixo cheio de material kkk

    Eu tenho admiração por arquitetura acho super legal, ainda mais por não saber desenhar mais que um casinha *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, verdade. Os arquitetos e seus canudinhos, rs.
      Então você é igual eu, bate aqui quem não sabe desenhar nada \õ haha. Bjs

      Excluir
  6. Ótima entrevista! Muito bom conhecer sobre os cursos.

    ResponderExcluir
  7. Mayara q idéia show d bola hein!!! Parabéns a vc e ao Alan por compartilhar sua historia

    ResponderExcluir
  8. Já pensei, porem como curto mais "interiores", e pelos mesmos motivos do post acima, estou cursando "Design de interiores" , estou super feliz com minha escolha!

    Beijinhos
    http://faabysomacal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim... Que bom, Faby. O que importa é você estar feliz mesmo! Sucesso! Bjs

      Excluir

© Mayara Vieira - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.