17 de janeiro de 2015

Direito

Oi gente!

Eu amo Direito! Já pensei em cursar diversas vezes, mas meu coração ainda bate mais forte por outros dois cursos (que vocês saberão em breve, rs). E para falar sobre um dos cursos mais disputados em nosso país, eu entrevistei minha amiga Ana Caroline. Ela está no 5º período da graduação. Vamos conferir?


Ana Caroline tem 20 anos e está cursando o 5º período de Direito na Universidade Estácio de Sá, aqui do Rio de Janeiro.

Ela diz que a escolha por este curso foi algo muito natural, tão natural que nem consegue mais se lembrar de quando realmente optou por fazer Direito.

Ana diz que uma das vantagens de cursar Direito é o grande leque de possibilidades que o curso te traz. O estudante de Direito tem nas mãos uma variedade de áreas profissionais a sua escolha. Desde os concursos públicos, que diga-se de passagem é uma excelente escolha, mas também as iniciativas privadas que também são muito rentáveis. Para aqueles que gostam de ler, que realmente gostam muito de ler, Ana diz que cursar Direito é uma ótima escolha.

Ela afirma que a escolha da Universidade foi mais difícil do que todos possam pensar. Quando ela estava se preparando para o Vestibular não cogitou a hipótese de estudar em uma instituição privada, o seu foco sempre foi a Universidade pública, mas infelizmente não conseguiu. Ana afirma: "Graças a Deus eu tenho uma grande amiga, talvez vocês conheçam uma tal de Mayara Vieira, rs. Lembro como se fosse hoje quando a May me mandou uma mensagem perguntando se eu estudei o Ensino Médio em colégio público e me apresentou ao ProUni. Eu falei com ela que era oriunda do ensino público sim, que é um dos requisitos para participar do programa governamental, e que não sabia nem em qual Universidade particular me inscrever. Foi aí que ela pesquisou e me mandou uma lista das Universidades com maior índice de aprovação na OAB, e entre elas estava a Estácio de Sá. Pedi ajuda a ela e me inscrevi no ProUni, o qual fui agraciada por uma bolsa integral no curso de Direito. O ProUni, aliás, é uma excelente iniciativa do governo para ajudar aqueles que como eu não poderia custear os gastos de uma faculdade."

Ana diz amar Direito, mesmo em seus piores dias, e por isso não tem do que reclamar das aulas e muito menos dos professores. Mas como ainda está no 5º período, ela anseia para que seus futuros mestres não mudem suas perspectivas.

O estágio é obrigatório a partir do 7º período, quando os alunos tem que cumprir uma determinada quantidade de horas dividas em duas partes: trabalho voluntário realizado no núcleo de prática jurídica no campus onde o aluno estuda e o estágio renumerado, seja em escritórios privados ou instituições públicas. O estágio renumerado pode ser realizado a partir do 2º período, porém as horas realizadas não contam como estágio obrigatório. 
Ela ainda dá a dica que o CIEE é uma programa responsável pelo ingresso de estudantes ao mercado de trabalho, tendo diversos convênios com empresas e instituições. Para quem visa um estágio é importante fazer cadastro no site, independente do curso que esteja cursando. 
Ana trabalhava desde o 2º período no TJRJ e agora está começando no TRF 2ª região.

É, gente... Como vocês puderam perceber, eu fiz parte dessa conquista da minha amiga. E me sinto super orgulhosa disso!
Nos conhecemos no Pré-Vestibular, e enquanto ainda cursávamos, eu passei para a Universidade. Meses depois foi a vez dela, só que ela ainda não tinha conhecimento sobre muitas das coisas que eu já tinha. E amigos servem pra isso, né? Transferi todo meu conhecimento pra ela e acompanhei todos os passos até ela conseguir a tão sonhada vaga. A vitória de uma amiga é minha vitória também. E por isso que esse post foi super especial para mim, além é claro de ser um dos cursos mais disputados e tão sonhados por diversos jovens. 

Mas e vocês, já pensaram em cursar Direito? Me contem aqui pelos comentários.

Beijinhos ;*

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ah conheço essa sua amiga sim, me ajudou demais no meu ingresso na faculdade também. Eu não levo jeito pra direito, não gosto de ler tanto assim. Boa sorte na profissão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, conhece? Muito legal essa amiga de vocês hein.
      Que pena... Direito é uma linda profissão! Mas boa sorte mesmo pra Ana! Bjs

      Excluir
  2. Nossa que super amiga ela teve 👏👏, também tenho uma assim rs. Ana espero que tenha muito sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Super amiga, né? rs.
      Espero que tenha muito sucesso mesmo! Bjs

      Excluir
  3. Mais uma advogada!!! Uhul!!! Parabéns e Sucesso!!!!

    ResponderExcluir

© Mayara Vieira - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.