13 de janeiro de 2015

Pedagogia

Oi gente!

Chegou a vez de falarmos sobre o curso de Pedagogia. E a entrevistada da vez é a Mayra Mendes.
Mayra descobriu qual curso iria se graduar através do curso de Formação de Professores no Ensino Médio. Gostou muito! E hoje está no 5º período de Pedagogia pela UERJ. Vamos conferir o que ela tem a dizer?


Mayra Mendes tem 21 e está cursando o 5º período de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ela diz ter escolhido este curso pois já havia feito o curso de Formação de Professores no Ensino Médio e quis continuar na profissão. E o mais engraçado nisso tudo é que ela começou o curso no Ensino Médio por não ter conseguido passar para nenhuma outra escola técnica. E como ela tinha a pretensão de já sair da escola com uma profissão certa, resolveu arriscar. E deu super certo!

A escolha da Universidade foi mais pela localização, já que o polo dela é próximo da casa de Mayra. O número de vagas x número de concorrentes era razoável, o que facilitou o seu ingresso. Mas Mayra assume que queria mesmo era estar na UFRJ, seu grande sonho.

Para virar aluna da UERJ foi preciso fazer o Vestibular, já que a mesma não aderiu ao ENEM. Foram duas etapas, uma objetiva e outra discursiva.

Se a visão dela mudou depois que começou a cursar Pedagogia? Sim, mudou. Ela afirma ter descoberto que tudo era totalmente o oposto daquilo que falavam na época do colégio. Os professores insistiam que ela veria tudo que tinha visto no Ensino Médio, o que não aconteceu. Mayra se surpreendeu ao saber que a Pedagogia não está presa em sala de aula, há várias áreas dentro dela que o Pedagogo pode exercer, como por exemplo, poder trabalhar em um hospital, setores administrativos de empresas, escolas e/ou cursos técnicos.

Quanto as aulas Mayra diz curtir bastante, mas às vezes tem a impressão de que algumas coisas são desnecessárias, não serão utilizadas futuramente. E os professores? São esforçados, dedicados e atenciosos. Mas como sempre há aqueles que ela se identifica e há aqueles que não.

Quando o assunto é estágio ela diz que ainda não fez pois está no 5º período. O estágio é obrigatório no 6º período.

E o mercado de trabalho? Mayra acha muito injusto. Não há boas condições para um Pedagogo, principalmente na área da Educação. Ela ainda afirma que além de baixos salários, eles não tem direito a planos de saúde e vale-transporte.

Fora todos os problemas, Mayra finaliza a entrevista afirmando: "Tenho prazer de ensinar uma criança a ler e ver sua trajetória escolar. Isso não tem dinheiro que pague."

É, Mayra... Concordo com você. Já cheguei a pensar em cursar Pedagogia, ensinar uma criança a ler realmente é algo mágico, mas as condições de trabalho (e salário) me desanimaram, rs. Fico muito feliz em ver você passando por cima de todos os problemas e exercendo esse dom. Muito sucesso!

E vocês, já pensaram em cursar Pedagogia? Me contem aqui pelos comentários.

Beijinhos ;*

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Obrigada Mayara, muito sucesso na sua profissão e a todos que vão escolher pedagogia.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista :D
    Beijos
    Blog: http://ingridegoes.blogspot.com.br/
    fan page: goo.gl/JRFIIR

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei em fazer esse curso, mas acabei me apaixonando pela área da saúde.

    Mas se eu for fazer outro curso quem sabe pedagogia, admiro muito o profissional.
    beijos

    www.bellacomela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Admiro muito a área de saúde também. São duas áreas lindas!
      Boa sorte se for fazer, muito sucesso! Bjs

      Excluir
  4. Admiro muita essa profissão mas é uma área que nunca me vi fazendo. Mas boa sorte na carreira!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma amiga que curso jornalismo e pedagogia e adora! Acho legal os novos pedagogos, pois em sala de aula eles são mega diferentes do que são os atuais, quanto ao mercado de trabalho em jornalismo é a mesma coisa haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo! É muito importante essa inovação, né? Esse novo método.. rs Bjs

      Excluir

© Mayara Vieira - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.