17 de janeiro de 2015

Secretariado Executivo Trilíngue

Oi gente!

Secretariado Executivo. Vamos confessar que só o nome já assusta, né? Agora vamos acrescentar o Trilíngue. Assustou ainda mais, né? Inglês, Espanhol e Francês, tá bom pra vocês? rs  
Mas, afinal, você sabe sobre o que é o curso? Sabe como é o mercado de trabalho? Para tirar todas as nossas dúvidas, eu entrevistei a Gabriela. Ela está no 5º período da graduação. Vamos conferir?


Gabriela Carneiro Marques está cursando o 5º período de Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Federal de Viçosa.

Ela diz ter escolhido o curso principalmente por causa dos idiomas, as disciplinas de Inglês, Espanhol e Francês que são obrigatórias para o curso, e isso a chamou bastante atenção.

A escolha da Universidade foi porque além de ser bem próxima da sua cidade natal, a Universidade Federal de Viçosa é uma excelente Universidade em diversos aspectos. Além disso, o curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UFV é considerado como um dos melhores do país. Para ingressar ela fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Sua impressão sobre o curso mudou muito depois que começou a cursar. Ela não fazia ideia da importância do curso e da profissão de Secretariado Executivo antes de entrar para a Universidade. Hoje ela sabe que a profissão requer do profissional muito estudo, dedicação, responsabilidade e conhecimento em diversas áreas.

Os professores são extremamente bem capacitados e sabem lecionar de maneira dinâmica e autêntica. Apesar de terem poucos professores formados em Secretariado Executivo, esses são muito competentes e qualificados.

Há estágio supervisionado obrigatório.

O mercado de trabalho é bastante favorável, isso porque o profissional formado em Secretariado possui conhecimento em diversas áreas como a financeira, administrativa, organização de eventos e muitas outras. Ou seja, ele tem capacidade de trabalhar em diversos âmbitos. Além disso, há muitas oportunidades de emprego em regiões em que se concentram grandes indústrias.

Gabriela finaliza a entrevista com o seguinte recado: "É importante ressaltar que a profissão de Secretariado Executivo vai muito além do trabalho operacional, como atender telefone, anotar recados e servir café. O profissional de Secretariado Executivo atualmente atua como assessor, assistente, tradutor, agente facilitador e coordenador de informações. Por essas razões, ele possui noções de diversos idiomas, administração, planejamento, psicologia, marketing, liderança e comunicação. Além disso, a profissão já não é composta completamente pelo sexo feminino. São muitos homens que estão se introduzindo na profissão. Por isso é importante que esse rótulo feminino seja perdido, juntamente com os preconceitos e os estereótipos."

Eu super concordo com a Gabi. E tenho certeza que depois dessas explicações não restam dúvidas sobre o curso, né? E o principal é que aprendemos a respeitar e admirar os profissionais da área.
Muito obrigada por dividir um pouco do seu conhecimento com a gente, Gabriela. Tenha certeza que está ajudando muitas pessoas.

E vocês, já tinham pensado em cursar Secretariado Executivo Trilíngue? Me contem aqui pelos comentários.

Beijinhos ;*

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Nossa, nunca ouvi falar desse curso...parece super interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? rs Acho super interessante também. Deu até vontade! Se eu soubesse Francês... rs

      Excluir
  2. Eu não conhecia esse curso, mas ele me pareceu ser muuito bom! Se Deus quiser eu falarei essas três línguas haha. E olha Gabriela, parabéns, porque entrar para uma Universidade Federal é o sonho de qualquer pessoa! Posso dar uma sugestão, Mayara? Coloca nesses posts de cursos, a duração de cada curso também, acho que seria muito útil.

    Beijo, Joyce.
    http://olhardeumanerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser muito bom mesmo, né? E também quero falar as três línguas... De Francês sei nadinha, rs. E é verdade, a Universidade Federal é um sonho. Sei bem disso! rs
      E muito obrigada pela dica. Eu não coloquei pois todos os cursos tem duração de 4 anos, que é o normal né rs. Os únicos diferentes foram o de Design Gráfico que eu citei que era Tecnólogo e por isso só tem duração de 2 anos e o de Medicina (que ainda vai ao ar) que tem duração de 5, rs. Bjs

      Excluir
  3. Nossa nunca tinha visto nada sobre essa profissão, e achei legal ( ainda mais por ter francês) ! Parabéns Mayara por estar ajudando muitas pessoas que tenham duvidas sobre que curso fazer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! E muito obrigada, fico super feliz que esteja gostando. Bjs

      Excluir
  4. gabi maravilhosaaa!!!
    esse curso e uma das minhas opcoes! gabi é uma inspiracao pra mim!
    arrasaa! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, que ela continue servindo de inspiração então! Bjs

      Excluir
  5. Já pensei nesta profissional alguns anos atrás rsrs Parabéns Gabriela e sucesso pra vc

    ResponderExcluir

© Mayara Vieira - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.